Um homem de 28 anos foi autuado por crime ambiental após ser flagrado transportando, de forma ilegal e em condições extremamente precárias, aves da fauna silvestre. O flagrante ocorreu na madrugada do sábado (15), durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma rodovia de Garanhuns (PE).
No veículo conduzido pelo suspeito, os policiais encontraram 885 pássaros e 18 jabutis. Em depoimento, o homem — que é reincidente na prática desse tipo de crime — afirmou ter comprado as aves e os jabutis na cidade alagoana de Ouro Branco e que os levaria para um suposto comprador em Caruaru (PE).
Entre as aves apreendidas, de diversas espécies, estavam galos-de-campina, papa-capins, tico-ticos e azulões, todas espremidas em pequenas gaiolas e caixas, armazenadas no porta-malas e até sobre os bancos do carro. Alguns pássaros já haviam morrido durante o trajeto. Os jabutis também eram transportados de forma irregular, amontoados em caixas de papelão.
Os animais vivos foram encaminhados ao Ibama e à Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), onde passarão por avaliação e receberão os cuidados necessários antes de possível retorno ao habitat natural.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Dólar5,43815,44110.1287
Euro6,16156,2115-0.16761


